Vacinação contra gripe será ampliada a toda a população a partir de segunda (05)

0
966

A partir desta segunda-feira (05/06) toda a população terá acesso à vacina contra a gripe. O Ministério da Saúde orientou as secretarias estaduais a liberar as doses para todas as faixas etárias. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões.

Até o dia 30 de maio, 3.798 pessoas haviam sido vacinadas em São João Nepomuceno. O número  equivale a 66,5% do objetivo, que é imunizar 5.710 pessoas. A campanha foi prorrogada para o dia 9 de junho com o intuito de alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%.

Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação do público na última semana da campanha ocorrerá porque ainda há doses disponíveis. Os dados informam que ainda há 10 milhões de doses no estoque e para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, a vacinação será estendida a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques.

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação em São João Nepomuceno. O último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta os seguintes números: crianças (52,12%), idosos (74,20%), trabalhadores da saúde (48,4%), gestantes (48,31%) e puérperas (84,62%). A Policlínica e os Postos de Saúde de São João Nepomuceno continuam vacinando a população de 2ª a 6ª feira de 8h às 16h.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor