Saiba tudo sobre a gripe

0
1210

A infecção conhecida como Gripe é mais comum no final do outono e no inverno. Esse ano, porém, o vírus chegou mais cedo ao país, antecipando a demanda nos hospitais e postos de pronto atendimento. Os números de infectados e de óbitos são preocupantes.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), divulgado em 28/04, em 2016 foram registradas 87 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causado pelo vírus Influenza, em todo o Estado. Destes, 23 evoluíram para óbito, sendo 14 deles provocados pelo Influenza A (H1N1). Os números superam os registrados em 2015.

Tabela Casos de Gripe em Minas 2016

Contágio e prevenção

Em entrevista ao Portal SJ Online, o médico cardiologista e clínico geral, Dr. Renato de Souza Gomes, explicou que, ao contrário da Dengue, Zika e Chicungunya, que são transmitidos pelo mosquito vetor (Aedes Aegypti), a Gripe contagia por contato do individuo com secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar.

Segundo ele, é possível prevenir, principalmente cuidando de hábitos comuns, como lavar sempre as mãos e usar álcool em gel para evitar o contágio. Dr. Renato também comentou sobre a eficácia da vacina tanto na rede pública de saúde quanto rede privada. Confira o vídeo.

Vídeo: Dr. Renato de Souza Gomes explica sobre a Gripe

Sobre a Gripe

A gripe é uma doença das vias respiratórias, de origem infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os principais sintomas são espirros, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração.

A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante ter atenção a hábitos comuns, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.

A gripe pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País. Idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças graves têm risco maior de desenvolver complicações.

Vírus Influenza

Muita gente não sabe, mas a gripe pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais. Já o tipo C causa problemas respiratórios leves e infecta humanos, cachorros e porcos.

Dúvidas frequentes e outras informações sobre cuidados e prevenção da gripe estão disponíveis no site:www.saude.mg.gov.br/gripe

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor