INSS pagará nesta quinta-feira (25) a primeira parcela do 13°

0
1786

O Instituto Nacional da Previdência Social (INSS) informou que vai pagar nesta quinta-feira (25) a primeira parcela do 13° para aposentados e pensionistas.

O valor do adiantamento pode ser consultado no extrato de pagamento do benefício, na pagina oficial da Previdência Social na internet, (www.previdenciasocial.gov.br), e também no caixa eletrônico da agência onde o beneficiado recebe os pagamentos.

O valor do adiantamento pode ser consultado no extrato de pagamento do benefício, na pagina oficial da Previdência Social na internet (www.previdenciasocial.gov.br), ou no caixa eletrônico da agência onde o beneficiado recebe os pagamentos.

O valor da antecipação do 13° será igual à metade do benefício mensal. Quem se aposentou a partir de fevereiro de 2016, receberá o abono proporcional ao número de meses no ano em que receberá o benefício.

“O 13º dos aposentados será pago no prazo ordinário. Vai ser como sempre foi, com exceção de 2015”, disse Eliseu Padilha, Ministro-chefe da Casa Civil, após reunião do grupo que discute uma proposta de reforma da Previdência, no Palácio do Planalto.

De acordo com o ministro, a segunda parcela do 13º salário será paga em novembro.

Com a liberação da primeira parcela do benefício para aposentados e pensionistas, o Governo pretende fomentar a economia, melhorando as chances de alcançar as metas de consumo e produção estabelecidas.

[Gif]-Farmacia-Oswaldo-Cruz-728x90

Imposto de Renda será descontado na 2ª parcela

A primeira parcela do 13° não terá desconto do Imposto de Renda. O tributo será descontado sobre o valor total do abono, na segunda parcela, que será paga em novembro.

Quando for conferir o extrato, o aposentado deve lembrar que o desconto do IR que aparece é referente ao valor do benefício mensal. O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez são isentos

Saiba como conferir os valores do 13°

Para quem já estava aposentado em janeiro de 2016
.Esse cálculo é mais simples
.O valor da primeira parcela corresponde à metade do benefício mensal para quem já estava aposentado em janeiro deste ano

Para quem se aposentou entre fevereiro e julho deste ano
.Quem se aposentou a partir de fevereiro receberá o valor proporcional
.Por exemplo, se começou a receber a aposentadoria em março, o abono será referente a dez meses

Para quem recebeu auxílio-doença em 2016
.O cálculo da primeira parcela do 13° de quem recebe o auxílio-doença é diferente
.O INSS considera a quantidade de meses em que o segurado recebeu o auxílio entre janeiro e agosto
.O segurado recebe metade desse valor
.Quem começar a receber o auxílio em agosto não ganha o abono agora

Para conferir o valor da primeira parcela
.Acesse www.previdencia.gov.br e clique em “Extrato de Pagamento”
.Em seguida, clique em “Emitir extrato”
.Agora, será necessário informar o número do benefício, a data de nascimento, nome e CPF, e digitar as letras e os números que aparecerem na imagem
.Assim, o extrato será gerado e constará a informação “13º salário”, abaixo da renda mensal

A PM alerta: aposentados e pensionistas devem ter atenção redobrada na hora de sacar o benefício. Nessa época de pagamentos do INSS, aumenta a ocorrência, principalmente, do crime conhecido como “saída de banco”, quando os ladrões observam e abordam as pessoas que vão até as agências realizar o saque.

Da redação

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor