Inscrições para bolsas do ProUni começaram nesta terça-feira, dia 7

0
922
Inscrições ProUni

As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos), segunda edição de 2016, começaram hoje (7/06) e vão até  às 23h59 de sexta-feira (10/06). Os estudantes habilitados e interessados cursar o ensino superior em uma Faculdade Particular, devem se inscrever exclusivamente pela internet, através do site: http://siteprouni.mec.gov.br. O resultado será divulgado no dia 13 deste mês.

No segundo semestre de 2016, em todo o Brasil, são ofertadas 125.443 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais. As Engenharias, Administração, Direito e Pedagogia são os cursos com maior número de vagas disponíveis. Na região da Zona da Mata também existem vagas para cursos concorridos, como o de Medicina.

Em Juiz de Fora existem vagas nas instituições da rede particular para 46 cursos. Em Ubá são 21 e Barbacena oferece vagas em 20 cursos. Em Muriaé são 18 cursos e Viçosa tem vagas em outros 11. Confira a relação completa dos cursos e das instituições de ensino aqui: http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica/opcao/1/tipo/1

Tela site do ProUni

(Imagem: tela de busca das vagas disponíveis no site do ProUni)

ProUni

O ProUni é um programa do Governo Federal por meio do qual jovens de baixa renda podem ingressar no ensino superior, em instituições particulares. Para isso, é necessário comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa, no caso das bolsas parciais e de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa para as bolsas integrais.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015, ter alcançado 450 pontos na média e não ter zerado a redação. Durante a inscrição, o número e a senha de acesso do Enem deverão ser informados.

Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. A primeira chamada acontece no dia 13 de junho e a segunda no dia 27. Os resultados serão divulgados pela internet.  Para mais informações, acesse: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=36491.

Neste segundo semestre de 2016, estão sendo ofertadas 8,6% bolsas a mais em relação às 116 mil do ano passado. Pela primeira vez, desde 2008, o número de bolsas parciais superou as integrais.

Por Diego Camilo

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor