Defesa Civil SJN participa de capacitação sobre proteção, prevenção e mudanças climáticas

0
1309

Os representantes da Defesa Civil de São João Nepomuceno participaram na última semana do Curso de Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas em Juiz de Fora. O curso foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Fundação Estadual de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A finalidade principal do curso é a conscientização e mobilização das pessoas em praticar ações voltadas à minimização dos efeitos provocados por desastres naturais – inundações, alagamentos, deslizamentos, vendavais, estiagem, seca, e também tecnológicos – desastres com substâncias radioativas, contaminação da água, transporte de produtos perigosos, os quais afetam gravemente todo o meio ambiente.

civ

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Marco Antônio Barbosa dos Santos (Major), a capacitação foi uma das mais importantes entre as quais sua equipe participou, pois a forma de abordagem dos temas foi bastante didática e abrangente, o que certamente permite que ele sua equipe estejam mais preparados para atender a população são-joanense.

As aulas foram ministradas por integrantes da Defesa Civil Estadual e contaram com a participação de docentes de outras instituições como Gilberto Malafaia de Oliveira, coordenador técnico regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) – Larissa Assunção Oliveira Santos e Morjana Moreira dos Anjos, da Fundação Estadual do Meio Ambiente, além de Maria das Graças Honório Ramos Amado, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Entre os principais assuntos abordados estão: Papel dos Municípios no Combate às Mudanças Climáticas, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Gestão de Recursos Naturais, Planejamento Contingencial, Programa de Combate à Dengue, Incêndios Florestais, Administração de Abrigo Temporário e Transferência de Recursos do Governo Federal.

A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, está alinhado ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor